IAD Ref: 56654
Ami:11220
A Quinta de São Tiago situa-se no interior do centro de Portugal a 500 metros de altitude, com vistas panorâmicas, tendo como ponto de maior referência a serra da Estrela e a Serra do Caramulo e o por do sol.
A data de construção é do final do século XIX, como atesta a carta de brasão ali existente datada de 1898.
A quinta é composta pela Casa principal, jardim, quintal, adega, casa dos caseiros, cavalariças, terra de cultura com oliveiras e árvores de fruto. Tem 3 poços, uma mina de água e um tanque de pedra. A localização é estratégica para um hotel. Pelo lado principal da casa, existem dois portões directos para a estrada N 230 que liga á cidade da Covilhã. Do lado oposto, a norte, através de uma grande e larga rua, a quinta comunica com a principal estrada para a cidade de Coimbra, a estrada N17.
A Casa principal é composta por rés do chão e mais dois pisos, tem dependências e pátio coberto, pátio descoberto, jardim e quintal. A área total do terreno é de 1 hectare. A área de implantação da casa principal é de 660 m2, a área bruta de construção da quinta é de 1310 m2. O rés do chão é constituído por 5 lojas de grandes dimensões, átrio de entrada, comunicando frontalmente à escadaria principal, em pedra, e que a partir do 1º piso se prolonga em madeira até ao sótão.
NOTA: O espaço ocupado pelas lojas permitiria criar um belíssimo restaurante, com uma cozinha, duas casas de banho e duas grandes salas de jantar, ao nível do jardim. Garagem e uma loja para guardar os cereais e outra para guardar o vinho.
No 1º andar e com entrada independente, existe uma cozinha de grandes dimensões com chaminé também condizente, varanda, uma copa e casa de banho. O volume principal da casa tem quatro quartos, três salas, duas casas de banho, varanda e uma belíssima sala com lareira a oeste. As três salas principais possuem ligação entre si e estão viradas para o jardim.
O 2º andar é composto por 6 quartos e uma casa de banho.
A quinta precisa de obras ligeiras na Casa principal e obras medianas nos restantes edifícios.